05 maio, 2014

Portabilidade Imobiliária???

Madrugadores, cá estou!!

  Pois é, para você que está começando a procurar uma casa própria (casa, apartamento, sobrado, porão, cantinho, afins) e não sabe por onde começar, eu aconselho que dê uma olhada nos primeiros posts do Arrumando a Bagaça a respeito disso, rsrs
  Massss, se já leu e quer mais dicas, continue conosco, pois voltamos a falar de "Saindo da casa, e agora?!"
^^

  No último final de semana houve em São Paulo/SP o Feirão Anual da Caixa (CEF), aproveitando o feriadão, as pessoas da região metropolitana puderam comparecer no Centro de Exposições Anhembi, desde sexta-feira (02/05) até domingo, sempre começando às 10h da manhã e aproveitar as oportunidades de negócio de R$100mil a R$5milhões...
  Algumas pessoas vão dizer "Legal saber disso tudo depois que a feira acabou. Pra quê?!" e eu respondo "Pois a Feira segue para mais OITO capitais nos dias 16/05 a 18/05, ou seja, daqui dois finais de semana, e volta para SP no final de semana do dia 23/05 a 25/05, passando em Campinas e outras três cidades, sendo que essas são capitais"... Está bom ou quer mais? Ah, quer saber quais capitais?! Segura aí, já falo, rsrs

  Antes de falar do feirão, gostaria de abrir o tema do post, que me pareceu bem interessante: a portabilidade imobiliária!! Pra quem não sabe, existem quatro formas para se adquirir a casa própria:
     a) Herança;
     b) Pagamento à vista;
     c) Consórcio;
     d) Financiamento;

  Para quem não tem a sorte do item a) e nem a possibilidade do b), ficam as formas mais comuns: itens c) e d)... Vou criar uma postagem para mostrar as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um desses sistemas de crédito imobiliário, mas vamos focar no de hoje, o Financiamento!

  Essa forma de parcelamento da dívida do imóvel pode ser feita ainda na planta, quando não existe prédio, somente o canteiro de obras (talvez com alguma coisa surgindo daí) ou o projeto aprovado na prefeitura... O imóvel pronto, já com as chaves, só falta assinar o contrato, financiar e mudar... E o usado, que já tem alguns arranhados, mas costuma compensar... Já conversamos sobre isso por aqui! ^^ 
  Mas e quando você faz um acordo com o banco e depois descobre que existem ofertas melhores por aí? Ahhhh, é aquele momento em que você quer voltar no tempo, fingir que nada aconteceu ou se esganar.... ;)
  Calma, para tudo dá-se um jeito.... Pelo menos em alguns casos ^^

  Por ser a maior oferta de mercado, muitas vezes a mais barata e permitir um prazo de investimento maior, a maioria das pessoas opta por comprar imóveis na planta... E ainda resgatam o FGTS para abater parte da dívida e deixar as parcelas menores.... Para quem prefere dessa forma, o governo agora permite que se faça a portabilidade, ou seja, a mudança de dono da dívida!!
  Mas atenção: é mudança de dono "BANCO" e não de dono "CPF"... Afinal, quando você negocia com uma instituição um montante desse nível, o Banco "compra" o imóvel pra você e te deixa pagar aos poucos, enquanto você usa o lugar, ou espera ficar pronto... Essa "compra" agora pode mudar de mãos, se o financiamento for feito usando o seu FGTS e com o imóvel ainda em construção, na planta!!

  Como os prédios tem levado de dois a três anos para ficarem prontos, e ainda algumas construtoras usam a cláusula que permite atraso de 180 dias na entrega, aproveite esses feirões e outras condições facilitadoras para chegar no seu Banco e dizer "perdeu, playboy!!"....
  Lembrando que o Banco pode tentar renegociar sua dívida fazendo uma contraproposta, isso não é enrolação, é livre concorrência!! Apenas fique de olho pois a dívida final não pode ficar maior que a atual, em nenhum dos parcelamentos oferecidos!! Os juros são retirados e renovados, ficando valor final igual ou menor (de preferência menor rsrs) para o consumidor...

  **A REGRA É CLARA: não pode aumentar o preço da dívida, só diminuir!!**

  Essa regra vale a partir desta segunda-feira (05/05/2014) e para contratos firmados antes dessa data também, SE as chaves não tiverem sido entregues.... Vamos aproveitar?! ^^
 Lembrando que os próximos feirões serão nestes locais e datas:

  • Brasilia – DF(dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Belém – PA
    (dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Belo Horizonte – MG
    (dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Curitiba – PR
    (dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Fortaleza – CE              (dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Recife – PE                   (dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Rio de Janeiro – RJ       (dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Salvador – BA               (dia 16 ao dia 18 de maio);
  • Campinas – SP             (dia 23 ao dia 25 de maio);
  • Florianópolis – SC        (dia 23 ao dia 25 de maio);
  • Porto Alegre – RS         (dia 23 ao dia 25 de maio);
  • Uberlândia – MG          (dia 23 ao dia 25 de maio);
  Bom, espero que tenham gostado de voltarmos o quadro "Saindo de Casa, e Agora?!", foi um amigo que me lembrou a temática inicial e resolvi retomar... Também pois voltei a pesquisar sobre o assunto e tive mil ideias de postagem... Me aguardem, rsrs

Grata pela atenção,
Dn da Bagaça!!

6 comentários:

  1. Muito bom gostei de saber disso..... :)

    http://vidadeartefinalista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Reinaldo!! Achei útil como informação pública, que bom que curtiu!! ^^
      E apareça mais, rsrs
      Bjssss da Dn da Bagaça !!

      Excluir
  2. Muito interessante,meu sonho é ter minha casinha e poder dar um para minha mãe também.Hoje existe vários meios de fazer isso né.
    http://kallisantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalliane, também estou atrás, meus pais já tem a deles, fora uma no nome meu e de minha irmã... Mas essa última é motivo de longas conversas, então estou com interesse em procurar uma com meu companheiro atual... E vou passando as dicas pra vocês!! rsrsrs
      Existem vários meios sim, vou passar todos no decorrer do blog, vem espiando que a intenção é te ajudar também!! ;)

      Bjsss da Dn da Bagaça!!

      Excluir
  3. Elis que informações maravilhosas pra quem ainda está em busca do seu cantinho, eu graças a Deus já tenho o meu, morar em cidades menores facilita isso, pois a minha comprei primeiro o terreno, e aos poucos fui construindo, rsrs sempre com alguns materiais de 5ª, que ao longo dos anos fui trocando e melhorando, como hoje que estou em reforma que nunca termina pois aquele que nos faz rir ($) não é eterno, então tem de ser aos poucos mesmo rsrs

    Acho esta informação valiosíssima, pois alguns as vezes perdem o pouco que tem com negócios falsos ou por não entenderem do assunto acabam entrando em fria.

    Vou compartilhar ...

    Bjks guria, té mais ..
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho super importante My!! E interior não tem comparação... Um apartamento de periferia com 50m² na capital n sai por menos de R$150mil, já em cidades menores, conheço quem mora perto do centro e pagou R$100mil em casa de 75m² de área construída... A diferença é gritante!!
      Estou acompanhando sua reforma, está ficando linda!! Continue conosco que vai ter novidades sim, rsrs
      Bjssss da Dn da Bagaça!!

      Excluir