31 março, 2014

Antes de fazer, saiba o que é: Decoração!!

Olás, olás bagunceiros!!
  Como todos sabem, sou muito interessada em decoração e design de interiores, o que pra muita gente é a mesma coisa, mas tem suas sutis diferenças... Por exemplo, ambos usam programas de design gráfico, pois facilita para visualizar o produto final, a influência da luz&sombra, se as cores combinam e tudo o mais... E isso incomoda alguns designers gráficos, que insistem serem os únicos que podem usar o título de design, pois os demais são apenas "amadores"!! Enquanto os designers de interiores ficam loucos com quem os chama de decoradores, por ser um termo muito abrangente e alguns leigos considerarem a profissão como algo mais para "o tal que troca os móveis de lugar", o que soa um tanto quanto deboche...
  Particularmente sempre achei paisagismo algo fascinante, e também a organização de ambientes... Daí passei para decoração e estou aproveitando o blog para me inteirar mais nesses tópicos e até fazer uns cursos na área, fugindo um pouco da minha, que é ciências farmacêuticas, e expandir os horizontes para um hobbie super útil!!
  A parte mais engraçada disso tudo, é que gosto de organizar, mas não de arrumar... E existe uma enorme diferença entre uma coisa e a outra!!
  Na organização é preciso levar em conta o efeito visual que aquele ambiente vai ganhar, otimização de pequenos espaços e reaproveitamento de peças já consideradas inúteis fazem parte do processo, que inclui uma boa dose de criatividade e paciência!!
  Já arrumar é... Arrumar!! Dobra, guarda, limpa, passa, estica, seca... Ai que coisa chata!! Atividade mais massante!! Que casalzinho desanimadoooo!!! *rsrsrs*
  Bom, voltando à parte mágica da decoração, existem sempre coisas a serem consideradas, como tema (vintage, pop ART, clean, kids, etc), a verba disponível, tendências (outro dia entrei numa discussão sobre os prós e contras da persiana romana, tendo primeiro que descobrir o que é isso!), materiais empregados ou que possam ser usados (móveis velhos, papel machê, garrafas PET, uma geladeira que nem sua avó usa mais) e a parte principal: ESPAÇO!!
  Recentemente me mudei para uma casa de três cômodos + lavanderia com meu companheiro, mas já morei em kitnet com um casal de amigos, com meus pais vivenciei os privilégios e problemas de se viver em apartamento, casa (com e sem áreas de quintal/jardim) e fazenda... No caso a fazenda não era nossa e eu era bebê, mas devia ser muito bom ter todo aquele espaço de "quintal", ainda mais comparando com os apê's de Sampa!!
  Pra quem não sabe a diferença,  quintal fica na parte posterior da casa, podendo servir de anexo da lavaderia, canil, horta, área da piscina, o que estiver ao alcance! E jardim é a região entre o portão e a entrada, com flores, pequenas árvores e talvez uns banquinhos pra apreciar a paisagem...
  Uma coisa curiosa de todas essas residências em que passei com meus pais, é que sempre minha mãe quem decorava, e algum tempo depois, detestava o efeito final...
  Isso acontece muito com quem tenta colocar um pouco de cada gosto em um único ambiente, e quando uma preferência passageira se destaca, e deixa de ser importante, fica aquela sensação de estar tudo fora do lugar!!
  Mesmo com todas essas bagunças, quem me ensinou o básico de decoração foi minha mãe mesma, quando quis sofás laranjas e cortina terracota, eu mal fazia ideia do que ela estava dizendo, mas ficou um ambiente sóbrio, mesmo com o móvel chamativo!! O banheiro sempre com box virou regra pra mim, a primeira cozinha branca virou um desafio que não será repetido, pois ela odiou e eu achei sem graça... Rosa no quarto das crianças, NUNCA MAIS!! Mas pintar as paredes com lápis e canetinha, eu incentivo, pois adorei quando fizemos isso na adolescência, e até minha mãe admitiu que o "Muro das Lamentações" (sendo que só ela lamentava o estrago na parede branca) virou atração na casa e todos que nos visitavam deixavam uma assinatura... Até que acabou a parede e passamos para o armário, hauhauhauhauhauhauhau!! ;)
  Essa brincadeira durou uns dois anos, e eu amo até hoje lembrar disso!! Descobri que agora se faz isso de forma mais "politicamente correta", pintando a parede com aquele tom verde de lousa escolar e deixando recadinhos com giz... Isso surgiu em albergues e repúblicas, mas fez a cabeça de muito adolescente e virou um Q a mais na decoração de quartos teen ou ambientes "cool" em que morem pessoas que se encontrem pouco durante a semana... Legal né?! ^^ 
  Na kit que morei com meus amigos e na casa que estou com meu namorado acabei influenciando muito pouco na decoração, uma cor aqui, um objeto ali, nada grandioso...
  Ainda espero o dia em que terei meu cantinho para deixar a minha cara, e talvez, como minha mãe antes de mim, ter vontade de jogar tudo pro alto e começar do zero... Ou posso ter aprendido o suficiente até lá para fazer tudo certinho e quando chegar sentir aquele clima de "Lar Doce Lar"!! *--*
  Bom, dúvidas tiradas, agora sabemos a diferença entre design e decoração, organização e arrumação, e que pra começar precisamos ter uma ideia geral de como vai ficar o ambiente ao final, para não virar uma coisa poluída e para evitar arrependimentos!! Se quer dar um toque especial de cada coisa que gosta, ou de cada morador da casa, escolha um cômodo para cada e deixe fluir... As paredes separam os mundos diversos da casa, sem tirar a beleza do todo!! ;) 

Grata pela atenção,
Dn da Bagaça!!

10 comentários:

  1. *-* Adorei o post, também adoro decorar, apesar de entender pouco sobre o assunto, sempre busco pesquisar e mentalizar antes de mexer em algum cômodo da casa ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo desenhar, tenho um caderno só com as plantas baixas do meu quarto onde morava com meus pais, mexia nele quase todo mês, trocava móveis, colocava quadros, tirava coisas, mudava prateleiras e enfeites... Meus pais falavam que ia parecer um queijo suíço minha parede, de tanto furar, rsrsrsrsrsrs ^^
      Mas adooooro, estou precisando MUITO mexer na casa atual, mas tenho encontrado resistência... Quero ver quando der a louca, em 15 minutos mudo tudo e ninguém vai saber o que houve, huahauhauhauahahuahuahua ^^
      Aliás, o que vc fez na sua casa também ficou ótimo Jhe!! Pego dicas com vc qualquer dia, rsrs Bjsss!!!

      Excluir
  2. kkkkk Acho que ninguém gosta de arrumar... mas nossa, eu sou péssima com decoração guria... tem que entender muito!
    Eu gosto de imaginar, mas colocar em prática como você quer fazer... não sei D=
    Poste mais coisas por aqui de decoração que ficarei grata.

    Beijão
    http://www.cappuccinoebobagens.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Bruna, obrigada!! ^^
      Sim, sim, um dos objetivos é postar decoração também, mas tenho que me aprimorar mais pra poder palpitar, rsrsrs Continue nos visitando e será surpreendida ^^
      Valeu a visita!! Bjssss....

      Excluir
  3. Adorei o post.
    Eu sou péssima em decoração kkkkkkkk Não consigo ter muita criatividade pra isso, sério.
    Muito bom!
    beijos,
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda!! Nem é preciso criatividade, existem tantas opções de decoração, dicas, tendências, que só de fazer uma busca no Google Imagens eu já surto!! rsrsrs
      Arrisque-se mais, guria!! ^^ E volte sempre... =***
      Bjssss!!

      Excluir
  4. Adorei a explicação sobre as diferenças das profissões no começo do post, eu mesma falava besteira por ai haha, eu tambem gosto muito de decoração, principalmente se for daquelas faça vc mesma (o que sai muito mais barato).

    http://fotografiaecoisinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish Pri, todos erramos!! Eu mesma ainda deixei muita coisa por falar com medo de escrever besteira, rsrsrs
      Aiaiai, as "Make yourself" são incríveis, mas sou uma zero à esquerda com artesanato... Acabo demorando tanto pra fazer que cansa, =P
      Bjsss e valeu a visita!! ^^

      Excluir
  5. Bom eu sou uma péssima decoradora rsrs porque tudo que vejo acho fofo e quero comprar, e com o tempo o lugar vai ficando sem ar ...

    Gostei da dica(explicação) vai me ajudar um cadin quando eu resolver comprar os objetos de decoração que preciso trocar urgentemente, pois são lá do tempo da pedra rsrs.

    Bjks Elis, sempre com um post super interessante pra nós ..
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh mas a parte mais legal é a decoração!! ^^
      Então, trocar de tempos em tempos é sempre legal, pois acabamos descobrindo tantas coisas legais pra usar que dá vontade de levar todas pra casa!! Usando cada estilo em um cômodo ou deixando um ou outro item pra próxima decoração são uma forma simples de resolver o impasse ^^

      Obg pela visita My!!
      Bjssss da Dn da Bagaça !!

      Excluir