24 fevereiro, 2014

Homem Massa Vs Homem Seleto

Olás... Hello... Buenas!!

  Hoje decidi fazer o segundo off-topic do blog, espero não estar perturbando muito, mas é algo que me interessa discutir e este é o melhor espaço que tenho para isso... ^^ Boa leitura!!

  O tema central de hoje é: política!!
Não sei se deu para notar pelas postagens anteriores mas venho me interessando por esse assunto há alguns anos... Inicialmente me considerava apolítica, alguém que não se interessa ou vive a política por achar tudo inalcançável a meros mortais, até que conversando com algumas pessoas percebi o quanto a política influencia o mais tranquilo dos nossos dias às decisões mais tensas... Passei então a me considerar apartidarista, ou seja, alguém que não defende um partido, visão política ou ideologia específica... Depois desse dia sempre acabo me perguntando: WHYYY???
  POR QUÊ eu fui resolver espalhar por aí que não tenho política definida?? É pior que ateu chegando em conferência ecumênica e se declarando, o que aparece de gente querendo te "impedir de ir para o lado negro da força" é mais do que está no gibi!!
Os meus caem perto do Mandela... ^^
  Com o tempo comecei a definir minha própria visão de política, a qual segundo o Diagrama de Nolan e o "Political Compass", dois testes que indicam seu posicionamento político através de respostas pré-definidas, atualmente se encontra em algum ponto entre Esquerda-Liberal e Centro-Liberal... Os primeiros testes, há um ano aproximadamente, indicaram Centro, esse mês realizei novo teste e indicou Esquerda... Mas prefiro a política de Centro... E aí é a vez de vocês perguntarem: WHYYY???
  E eu respondo: pois tenho consciência que concordo EM PARTES com a política dita Esquerdista (a parte social é bem planejada, admito), enquanto apoio CERTAS políticas consideradas Direitistas (o planejamento financeiro deles é melhor, por favor!) e acabo ficando no meio do fogo cruzado... ^^

  E é aqui que iniciamos o post de hoje!!!

  Como acabo ficando no meio do tiroteio entre direitistas e esquerdistas, consigo ouvir definições, motivos e interpretações diversas a respeito de muitos temas, como o citado na publicação anterior, quanto à liberdade feminina de vestir e agir como bem entender... O posicionamento que tomo diante desse debate é muito próximo ao esquerdista, mas na verdade sou dessa opinião por ser libertária... e as pessoas confundem isso!!
  Já sobre outros assuntos, ou até sobre a defesa do feminismo mesmo, já que não concordo com as feminazis (desculpem, só achei essa fonte), acabo tomando a defesa de forma mais autoritária (lembrando q não estou em nenhum dos extremos, podendo ter então uma visão diferente para cada tema, e até para subtemas) e as pessoas acabam me considerando direitista por isso... Mais uma confusão!
  Como mostra o gráfico acima, a política tem quatro vertentes, e a pessoa pode ser uma mistura de todas, de duas, ou "puramente" uma... O que causa a maioria dos conflitos e discussões, principalmente na internet... As pessoas esquecem que não é tudo só "Sim/Não"...
  Percebi também que as pessoas mais engajadas e extremistas de cada lado dessa briga de cão e gato acabam sempre chamando de cachorro quem pia e não mia, ou de gato quem grunhir ao invés de latir... Não se pode mais ter uma terceira, ou décima, ou septuagésima quinta opinião... Sempre "A/B", "Sim/Não", "Laranja/Roxo"... E não sou a única a perceber isso, um podcast que ouvi recentemente tratou o tema da forma que inspirou o título da postagem de hoje, pois a galera se empenhou em verificar que a situação não é de hoje, ela apenas está se enfatizando com a facilidade de comunicação e do acesso a informações atuais... Infelizmente o "saber" tem dificultado o diálogo ao invés de facilitar!!
  Livros como o  “A Revolta das Massas” (José Ortega y Gasset - 1929... Sim, desde aquela época!) foram discutidos e considerados junto com as atuais manifestações "filosóficas" que rondam a blogosfera... As quais eu já me considero calejada há anos, mas que a maioria das pessoas considera apenas mais um bombardeio de informações vindas de "comunistas vândalos" ou "elitistas fascistas", mas que precisam ser filtradas e interpretadas para poderem ter alguma validade social e de comunicação!
  E eis que surge mais um mal social... Os "filtros"!!
  A certeza do "saber" faz com que muitas pessoas repitam cansativamente o que ouviram em determinada roda de conversas, como se fosse a Verdade Universal e o Sentido da Vida!! NÃÃÃOOO!!! Gente, N.Ã.O. façam isso!! Pois não existe verdade universal, nem na política, nem na religião... pois ambas tratam de SOCIEDADE!! O ser humano é altamente adaptável e grupal, isso faz com que comunidades diferentes tenham visões próprias do mundo, de acordo com aquilo que foi perpetuado como certo pelo mais antigo até o último recém-nascido... Quando várias pessoas, de grupos e comunidades diferentes se encontram, acabam discordando umas das outras, pois o "chefe-tribal", "heroi nacional", salvador e senhor da verdade, É OUTRA PESSOA!!
  Muitos me indicam ler Karl Marx... Ou Napoleão... Ou a Bíblia... Pra encontrar as motivações delas para as respostas que ouço...
  Ok, legal... Você faz parte da comunidade em que essa personalidade é o sábio-mor, eu faço parte de outra... Eu tenho minhas visões, meu entendimento, minha vivência e minha verdade também, não tente roubar isso de mim para arraigar partidaristas ao seu grupo... Isso é agressivo e "mente-fechada" demais pra quem se diz a frente da própria sociedade, não acha?
  Esse tipo de visão de que "o que eu sei é o certo e isso faz de mim especialista, entendedor e de você, que não quer concordar comigo um ignorante qualquer" tem se tornado muito comum... o ser acredita fielmente que é o "filtro" de todo o conhecimento sobre o assunto e que apenas o que é passado por ele deve ser repercutido, não opiniões opostas e jamais algo como um meio-termo...

  Eis a diferença entre o Homem Massa, aquele que acredita apenas no que o liderzinho diz e sai repetindo como um papagaio, bicando quem discorda e ainda "presenteia" a cabeça do cidadão pra mostrar que é superior... E o Homem Seleto, que escolhe por si o que faz sentido e o que não precisa ser espalhado por aí, pois na visão pessoal do ouvinte, faz sentido ou não!! Esses termos são parte da definição de James Surowiecki sobre o tema, em seu livro de 2004, "A sabedoria das multidões"...
  Aí você pode me dizer "Olha você também dizendo o que devo ler, como não agir e pensando que a sua forma de ver as coisas são melhores que as minhas. Você também erra, sabia?!"... Sabia... E ainda sei!
  Essa é a diferença crucial entre quem critico e a minha pessoa, eu informo o que sei, se alguém quiser discordar, sinta-se a vontade.... Mas lembre, se você acha que não existem oprimidos nessa conversa, talvez você seja o opressor...

  Agradeço imensamente à equipe do
BrainStorm9 pelo excelente trabaloh com o tema e pelo podcast, claro... parabéns!!

Grata pela atenção,
Dn da Bagaça!!

2 comentários:

  1. Elis Neves, quando lhe dizem para ler MARX, não necessariamente querem que você se torne Socialista ou uma Neo-comunista mas, que tão somente entenda as bases que estabelecem as opiniões dos outros. O Homem só será Seleto se conseguir compreender o "outro" e, mesmo discordando, porque interpretou de forma diferente o que leu, respeitando o ponto de vista do "outro". A maioria tende a ser Homem Massa porque não quer se dar ao trabalho de ler os clássicos que embasaram as ideologias que estão em pauta. Acredito que, se você tem interesse em se aprofundar no estudo das ideologias, deveria ler MAQUIÁVEL, MARX, ENGELS e AUGUSTE COMTE. Entretanto, se sua única intenção é o aprimoramento de sua politização, busque conhecer os programas dos partidos, seus projetos de governo. E, continue postando suas opiniões, permitindo assim o debate, única ferramenta de aprimoramento do ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, já li Marx, Maquiavel e Auguste, e por isso acredito que as pessoas não podem simplesmente indicar um texto e repeti-lo sem uma argumentação baseada na própria interpretação...
      A exposição de ideias é a nossa principal forma de evitar a ignorância, mas a repetição pela repetição, não...
      Obrigada pelas dicas, sobre política eu acompanho sim os projetos de partidos que me chamam a atenção, e para não me distanciar da realidade política do Brasil...
      Continue nos acompanhando!!
      Bjsss!!

      Excluir