31 agosto, 2013

"No dia em que saí de casa, minha mãe me disse...

... - Filha ainda tem louça pra lavar!!!" xD #parey

Vooooltando!!...

  Continuando com a sequência de postagens sobre mudanças que prometi fazer, hoje vamos conversar sobre um assunto que parece simples, talvez até óbvio, mas que tem tantas vertentes se formos parar pra pensar, que se torna algo sufocante: o apoio para se mudar!!


  Existem vários motivos para sair de casa... Qual o seu??
Indo a algum lugar, qualquer um!!
A Dn da Bagaça saiu de casa para tentar amadurecer sem as facilidades de conviver com a família e para tentar conquistar sua independência... ^^ Algumas pessoas saem para fazer faculdade em outra cidade, saem para casar ou construir uma relação, o emprego as manda para a sede no Oiapoque/PA, sai devido a brigas familiares, pressão dos pais para que cresça e apareça (isso tem sido MUITO raro) e por aí se estendem outros N motivos... Vamos focar nos mais comuns e tentar ver como familiares e amigos reagem a esse tipo de situação... Afinal, nessas horas parece que a opinião de quem vai sair, é a menos importante...

 Quem está se aventurando a sair de casa por motivos puramente pessoais acaba encontrando muita resistência paterna, pois os pais tem o bendito hábito de querer pros filhos as coisas boas que eles não puderam ter, então ao invés de te deixar sair pro aluguel, tentam te convencer a financiar um imóvel ou entrar em um consórcio, com o mesmo fim, para garantir a estabilidade e o sonho da casa própria...
  Um parente chegou a me indicar poupar até a quantia de R$70mil, dar entrada em uma casa na planta, financiar o restante com meu companheiro e continuar na casa dos meus pais até entregarem o imóvel já pronto e poder me mudar para casar...
- Primeira observação sobre a conversa: onde entrou meu companheiro na conversa eu não sei ao certo;
- Segunda observação sobre a conversa: eu sairia da casa dos meus pais após os 37 anos, ou algo tão próximo disso que não faz diferença, hoje estou com 23 anos;
- Terceira observação sobre a conversa: eu só poderia sair da casa dos meus pais para me casar;
- Última observação sobre a conversa: parente FAIL!!
Sei que a intenção foi boa, mas fiquei meio assim...=S
  Meus pais têm uma opinião bem próxima quanto a primeiro ter um imóvel próprio para depois sair de casa, e atualmente chamam meu cantinho de algo muito parecido com o porão em que viveram no começo do casamento... Agora, tem teve as desventuras de morar em um porão após se casar não me parece muito justo em dizer que tenho que ter uma monótoa mudança de casa só por ser mais bonita aos olhos da sociedade e dos bons costumes... Eu também quero ter minhas histórias pra contar quando chegar aos 50 anos, poxa!! ;)

  A reação dos amigos e colegas de serviço foi bem parecida, o que me surpreendeu muito, a frase que mais ouvi foi "Seu namorado concorda com isso?", pois afinal, estou morando com roomaters e não com meu parceiro... Sinceramente, AINDA não descobri o rapaz tem a ver com isso tudo!!
  Até entendo que estamos juntos há alguns anos e que muitos esperavam que nos juntássemos, mas temos tanto ainda pra curtir individualmente que seria uma perda muito grande para a liberdade e História de cada um se abdicássemos disso tudo apenas para fazermos o que os outros acham certo... E esse pensamento é de ambos, e acabamos ignorando ou dando respostas curtas todas as vezes que essa questão surgia...

  De resto meus amigos apoiaram a mudança e, como me mudei com um casal de amigos, virou uma festa para uma parte do grupo de pessoas com que convivo toda a situação da mudança, quase que uma Saga ou Novela Mexicana, tinha sempre um episódio mais intenso que o anterior para contar aos que queriam o nosso sucesso... ADOREI!!!! ~S2~

  Meu companheiro, também teve as opiniões dele... Me apoiou na minha decisão e sempre que possível me acompanhava na escolha da casa, ajudou na limpeza do cafofo, na chegada dos móveis, na montagem do rack, me estendeu a mão sempre que eu achava que tudo ia desmoronar e se empolgou tanto com a ideia que essa semana ele se mudou também e quem foi ajudar fui eu... Muito feliz!!! ^^

  Como deu para perceber, quem se muda por conta própria acaba tendo pouco apoio das pessoas ao redor, pois a sensatez clama por algo mais inteligente, mas acaba sendo uma aventura que não tem preço!!
  Atualmente minha família apóia bastante a decisão e sempre que acham que preciso de algo se prontificam para ajudar na casa nova, estou muito contente por essa atitude, pois não queria levar discórdia a lugar algum e acabou que a solidariedade foi a marca deixada como pontapé inicial dessa aventura!!

  Quem se muda com o aval da família, por questões como faculdade e trabalho costuma ter menos problemas de apoio, mas isso não deixa a pessoa menos receosa com as consequências que isso acarreta... Muitos conhecidos meus quando ficaram sabendo que eu me mudaria disseram "bem vinda ao mundo do miojo com ovo", pois essa é praticamente a refeição que uma república estudantil ou um solteirão tem todos os dias, tirando a comida pronta, fast food e pizza...
http://www.casasbahia-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=4068989
Se for o caso, apele para livros... rsrs Jamie Oliver é conhecido como o Chef dos Solteiros ;)
  Mas isso acontece principalmente porque quem sai de casa por motivos de força maior, não sai preparado para se virar sozinho... Não sabe fazer comida, ou se sabe, fica no arroz/feijão e salsicha o mês todo; não sabe fazer economia doméstica, compra muita besteira e vai por marcas ao invés de focar no que é importante ter em casa; não sabe lavar a própria roupa e leva um bom tempo pra aprender a fazer direito; não sabe lavar a casa, depois da faxina fica com aquela impressão de "minha mãe deixa mil vezes melhor, não sei como, deve ser mistério de mãe" e por aí vai...

  Tem que se preparar para sair de casa, não é algo tão simples a ponto de poder ser deixado de lado e pensado depois, com o famoso "na hora vou saber", pois esses conhecimentos não vêm por magia até você!! Ao saber que passou na faculdade, que a empresa está recrutando pessoas para outras cidades ou afins, comece a pedir para aprender a fazer as coisas em casa, não tenha vergonha, aproveite o apoio que a família está te dando neste momento e se torne um don@ de casa para não ter que chamar a mãe todo final de semana para arrumar a casa e fazer a comida que vai pro congelador te manter vivo pelos próximos sete dias... E também para que as visitas aos pais sejam de lazer, e não por desespero rsrsrs =P



  O vídeo de hoje faz referência a algo que aconteceu na casinha nova e que me deixou assustada, meus roomaters de 20 e 25 anos não sabem lavar roupa!! Siga as dicas da consultora OMO e lembre de LER AS INSTRUÇÕES que estão na EMBALAGEM do produto... Sério gente, ler não mata!! A prova disso é que vocês sobrevivem aos meus posts gigantes como esse, rsrsrs

  Qualquer dúvida extra de como manter uma casa sem a ajuda dos pais, entre em contato com o blog pelos comentários, no Facebook, Twitter ou pelo G+... Estou pensando em criar um Yahoo Respostas pro Blog também, mas isso vai depender de tempo meu e interesse de vocês... Comentem o que acham da idéia ^^

Grata pela atenção,
Dn da Bagaça!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário